ONDE IR

em Miguel Pereira

Lago de Javary

O lago Javary se encontra no bairro Barão de Javary no segundo distrito do município de Miguel Pereira. Um dos cartões postais da cidade e seu acesso é facilitado por estar a menos de três quilômetros do centro da cidade ficando com suas vias parcialmente fechadas aos finais de semana e feriados.

Lago de Javary

Viaduto Eng. Paulo de Frontin

O Viaduto Paulo de Frontin é um viaduto ferroviário localizado próximo à estrada de Vera Cruz, no município fluminense de Miguel Pereira. O viaduto possui estrutura metálica treliçada, formando um grande arco sobre o rio Santana. É considerado o único viaduto em ferro e em curva no mundo. Atualmente é utilizado para práticas esportivas.

Viaduto Paulo de Frontin

Monumento Natural Gruta dos Escravos

A Gruta dos Escravos foi construída por escravos, no século XVIII, na Serra de Miguel Pereira, em homenagem à Nossa Senhora da Penna. Além da capela, a gruta possui várias pedras que foram talhadas pelos escravos.

Gruta dos Escravos

Caminho do Imperador

O Caminho do Imperador foi a primeira via para pedestres e animais construída no início do século XVIII ligando o Rio de Janeiro a Minas Gerais. O Imperador passava pela região, principalmente no início do ciclo do ouro, quando viajava a Minas.


Museu Francisco Alves

Miguel Pereira é muito procurado por veranistas devido ao seu clima ameno, considerado o 3º melhor do mundo. O cantor Francisco Alves se refugiou na cidade em busca de tranquilidade e deste clima agradável. Discos, partituras, microfones, roupas, instrumentos musicais e ampla iconografia do artista, reunidos no Museu Francisco Alves, contam a trajetória do cantor, que costumava frequentar Miguel Pereira.


Cachoeiras de Vera Cruz

As cachoeiras de Vera Cruz são os melhores locais para conhecer a natureza e se refrescar em Miguel Pereira. Localizadas no bairro Vera Cruz, os locais são de fácil acesso pela estrada de terra em meio a mata atlântica, e por isso encanta a todos que passam por lá. Com uma linda paisagem, as cachoeiras são algumas das melhores do Rio de Janeiro.


Rampa de Vôo Livre

Para quem gosta de voar de parapente, Miguel Pereira possui rampa de voo com característica peculiar, pois se voa para dentro da cidade. O visual é fantástico tanto para o piloto quanto para os freqüentadores dos bares, restaurantes e comércio em geral, pois a população tem o privilégio de observar os parapentes sobrevoando o município desde a decolagem